banner_educacao_infantil
Shadow

Nossa Congregação

COLÉGIO  NOSSA SENHORA DAS DORES

A congregação das Irmãs da Imaculada de Santa Clara, nasceu no dia de Pentecostes, em 1741, após uma missão popular,emFiuggi, Itália.

A família religiosatem as suas raízes na resposta pronta e generosa de três irmãs: Teresa, Cecília e Antônia Faioli, nascidas em Fiuggi,respectivamente em 11 de dezembro de 1715, 28 de fevereiro de 1719 e 10 de junho  de 1923. Filhas de Francisco e Marta Terrinoni.

No ano de1727, a trajetória da família foi marcada de forma dolorosa com a morte da mãe Marta; e assim Francisco, homem de fé, com sabedoria,soube aceitar a vontade de Deus e se dedicou para cuidar dos filhos.

Considerando o contexto histórico, aproximadamente em 1700, a pequena cidade de Fiuggi, como todas as cidades daquele tempo, não cuidava da instrução dos próprios habitantes, especialmente da educação das mulheres.

A frequência na escola era um privilégio das famílias mais abastadas. Naquele tempo a família Faioli podia ser considerada rica, e Francisco, embora em meio as dificuldades de se encontrar sozinho na responsabilidade da educação dos filhos, se preocupou em garantir aos seus, uma adequada instrução e uma sólida formação cristã.

Desde cedo, as Irmãs Faioli perceberam e se preocuparam com a vulnerabilidade em que as jovens e mulheres de sua época eram submetidas, devido principalmente a falta de instrução e o analfabetismo.

Assim, no ano de 1741, no dia de Pentecostes, numa Missão popular organizada por padres passionistas, as Irmãs Faioliacolheram o chamado de Deus.Sentiram que Ele as interpelava a ir ao encontro dos irmãos, para cuidar da grande pobreza daquele tempo, ou seja, do analfabetismo com todas as consequências sociais e morais principalmente para as mulheres.

Sempre movidas pelo amor a Deus e ao próximo, abriram as portas da sua própria casa, para acolher e ensinar àquelas que desejavam vencer as dificuldades e desafios,para se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e acender a esperança de novas oportunidades e dignidade de vida.

Foi assim definido o propósito específico desta família religiosa, que é a particular atividade apostólica e caritativa que as Irmãs da Imaculada de Santa Clara são chamadas a desenvolver na Igreja: A Educação e a formação cristã da juventude.

Em 1747, a obra foi aprovada e abençoada pelo então Bispo diocesano Monsenhor Bacchetoni. Este confiou à Obra, a proteção da Virgem Imaculada.

 No dia 23 de agosto de 1781 o bispo de Anagni, Monsenhor Cirillo Antonini admitiu para vestição religiosa, as dez primeiras mestras piedosas. Cinco anos depois, em 1786, o mesmo bispo recebe a profissão religiosa de cada irmã e lhes confia a Regra de Santa Clara, adaptada à nova forma de vida. Assim a Congregação das Irmãs de Santa Clara era canonicamente reconhecida como de direito diocesano.

Em 1957, a Congregação foi declarada de Direito Pontifício, pelo Papa Pio XII.

Hoje presente não somente na Itália (país de origem) mas também no Brasil e nas Filipinas, dá continuidade à história que começou no longínquo 1741 e que ainda hoje, seguem o carisma das Fundadoras Teresa, Cecília e Antônia Faioli.

Colégio Nossa Senhora das Dores

Contato

Localização

Parcerias

logo_sistema_etico
logo_udp
logo_sistema_fibonacci
logo_somos
logo_universo

© Colégio Nossa Senhora das Dores– Todos os direitos reservados. Feito por Daniel Gomes