Alunos fazem oficina de “Resolução de Conflitos”

No dia 1º de dezembro, na quadra do piso inferior, reuniram-se os alunos dos oitavos e nono ano do Ensino Fundamental, além dos alunos das Primeira e Segunda Série do Ensino Médio para uma Oficina baseada na técnica “Design Thinking” – desenho do pensamento, em tradução livre, dirigido pela professora GRAÇA SANTOS, mestra em estudos comportamentais, convidada pelo Colégio e pela Editora FTD.

Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. (Wikipedia)

Coadjuvando a Oficineira, estavam, pela direção, a Irmã Maurizia e o Prof. Frederico; as coordenadoras Alessandra e Iolanda; a Orientadora Educacional, Cláudia Márcia e diversos professores. Os alunos da Terceira Série do Ensino Médio foram convidados e desempenharam com muito brilho a responsabilidade de coordenar os diversos grupos, principalmente no tocante à logística.

 

 

Aos grupos, a Professora Graça ofereceu temas específicos como “relacionamento interpessoal”, “relacionamento com os colegas”, “relacionamento na família”, “relacionamento com os professores”, “como melhorar o próprio desempenho”, etc.

Cada grupo, que podia mesclar séries, apresentou seu trabalho da forma que achou melhor, sempre a partir de discussões internas e decisões mais votadas. Houve quem apresentasse uma esquete, quem cantasse, declamasse, desenhasse, etc. Para isso o Colégio Nossa Senhora das Dores distribuiu farto material entre cartolinas coloridas, papéis diversos, canetas hidrográficas, post-it, lápis de cor, cola, giz de cera, tesouras, etc.

4 comentários em “Alunos fazem oficina de “Resolução de Conflitos””

  1. Achei muito interessante a ideia desenvolvida na escola. Acredito que trabalhos como este, alem de palestras com a presença de profissionais das áreas disputadas pelos jovens no vestibular, poderiam fazer parte do plano de curso e serem desenvolvidos como projetos. Esta proposta poderá incentivar e/ou ajudar os jovens alunos em suas escolhas. Parabéns aos alunos por terem participado de maneira íntegra e responsável, vocês deram um grande passo para um futuro promissor.

  2. Muito interessante e bom, parabéns a escola e a toda equipe do Colégio. Que mais trabalhos assim surjam e também a escola evolua cada vez mais, parabéns

  3. “Se queremos gerações de bons cidadãos globais, não é suficiente ensiná-los a ler e escrever, devemos incluir ética e valores humanos em sua educação também.” Hanan Al-Hroub, Vencedora do Global Teacher Prize 2016… Este é um dos propósitos do projeto realizado em parceria com A FTD Educação. Diante de tantos desafios externos, os alunos demonstraram com clareza a qualidade do desempenho pedagópgico semado cotidianamente pela Equipe Docente desta Unidade Escolar que quando abre o portão, nos oferece a entrada para um portal diferenciado, colorido e cheio de saberes. A inteligência coletiva, a empatia, a colaboração, o trabalho em equipe foram experimentados em 2 horas de trabalho cheio de alegria e potência. Agradeço a confiança e a acolhida. Que possamos realizar outros Workshops tão graciosos como este! Muito feliz com o resultado dos desafios levados… Como podemos? Simples… Promovendo Design Thinking, evidenciando a qualidade das pessoas. Feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.