Lançado o Projeto “Lendo por Amor”

Foi lançado, em princípio para as turmas de Ensino Médio, o projeto “Lendo por Amor”, que faz parte do macroprojeto “VIDA” do Colégio Nossa Senhora das Dores.

“Lendo por Amor” objetiva que alunos, professores e demais interessados possam gravar, com suas próprias vozes, livros pré-selecionados, preferencialmente de domínio público, tendo como objetivo maior o de ser uma opção mais simples para pessoas com deficiência visual e que não tenham acesso à leitura em Braile.

Também pessoas idosas poderão aproveitar desse projeto, ouvindo as mais belas páginas da literatura, nas vozes de nossos alunos.

Além de ajuda que se dá a pessoas sem ou com pouca condição de ler, o projeto tem caráter cultural, semeando o gosto pela leitura, sobretudo a clássica e a autorizadas de autores gonçalenses.

A coordenação desse projeto está a cargo da própria Direção do Colégio, que oferecerá treinamento de como gravar e que auxiliará na avaliação dos melhores livros a serem divulgados. Frederico Carvalho, inclusive, já teve um contato preliminar com o presidente da Academia Gonçalense de Letras Artes e Ciências – AGLAC, escritor Décio Machado, que muito se interessou pelo projeto, inclusive deixando todos os seus livros à disposição para serem lidos pelos alunos. Destacam-se seu primeiro livro, “Zé Maleta”, para público infanto-juvenil e “O Revisor”, seu sucesso atual, já esgotado.

Outros escritores de São Gonçalo serão consultados – e não são poucos – e há uma grande possibilidade do Ensino Fundamental também participar do projeto que começa em 2017, mas que pretende se estender até o meado de 2018.

Já há autores gonçalenses interessados em colaborar com o Projeto “Lendo por Amor”.

Os interessados poderão buscar opções de leitura entre os que estão disponíveis no site Domínio Público. A partir daí, o aluno, responsável ou professor informará por e-mail (cnsdleitura@gmail.com) a sua escolha, que deverá ser aprovada. Esse mesmo e-mail servirá para que as pessoas saibam mais sobre o projeto.

2 comentários em “Lançado o Projeto “Lendo por Amor””

  1. Muito lindo e show, parabéns e parabéns mesmo, diretor. Bom que isso não só vai ajudar como ajudar e dar sentido e gosto à vida de quem não pode ver, vai ouvir as histórias e vai ter a vida, vai ser uma vida muito mais feliz e alegre, parabéns e que possa haver mais evoluções e melhoras sempre e acertos bons também, parabéns!

  2. Maria Jorgina da Silva Veiga Vaz

    Essa é uma das atividades que sempre me admirei.
    Adoraria participar do projeto gravando minha voz nas leituras.
    Sou uma senhora de 62 anos, funcionária pública, aposentada pela UFF, há dois anos, mas engajada nos assuntos academicos por ser também professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.